Descobertas antigas que contêm detalhes complexos e quase desconhecidos

By Jessica D

Estamos constantemente ouvindo sobre o quanto avançamos desde [insira qualquer data aqui] e como, naquela época, eles também se maravilhavam com o quão longe eles haviam chegado. Não importa sobre quem e sobre que época estamos falando. E sim, quando a sociedade, as notícias, a medicina, a ciência, ou quem quer que seja, dizem algo, há altas chances de que seja verdade. No entanto, às vezes, parece que certa ingenuidade e a pura criatividade, que pareciam incorporadas a tantas peças de arte do passado, se perdeeram. Mesmo alguns itens cotidianos de séculos atrás, agora parecem obras de arte por terem sido feitos com tanta maestria e beleza. Por esse motivo, compilamos uma lista de algumas das criações mais incríveis já feitas por humanos ao longo dos séculos. Além disso, esta lista contará com algumas peças menos conhecidas, e que muitas vezes são deixadas de lado para dar destaque à obras mais famosas.

Uma pequena escultura maia de 1.500 anos

Todos nós tínhamos aquele brinquedo favorito enquanto crescíamos. Aquele brinquedo que tentávamos usar para dar inveja nos nossos amigos. Mas, às vezes, eram os outros que tinham um brinquedo que você cobiçava, como esta fantástica figura de cerâmica maia com mais de 1.500 anos!

Imagem cedida por Reddit / BufordTeeJustice

Esta figura não é apenas excepcionalmente projetada, mas também vem com seu próprio capacete removível! Acredita-se que a figura fazia parte de um conjunto de 23 e era usada em um ritual de luto usado no fechamento de túmulos reais.

El Cristo velado

Falando de criações antigas únicas, às vezes é incompreensível imaginar como algumas dessas obras de arte centenárias foram feitas. Um bom exemplo são as esculturas de mármore. Sabemos que houve uma enorme quantidade destas peças em toda a Europa.

Imagem cedida por Reddit by sipthestreets

Sem dúvida, uma das esculturas mais impressionantes e inspiradoras deve ser o Cristo Velado de Giuseppe Sanmartino feita em 1753. Tudo nesta peça é impressionante de se ver, desde o corpo coberto e o próprio véu pousado sobre ele.

Relógio astronômico de Praga do século 15

Esculturas e estátuas feitas de pedra, mármore ou barro não foram as únicas obras notáveis ​​que foram feitas. Por mais que sejamos obcecados por relógios bem feitos e sofisticados na era moderna, poucos podem superar esta próxima obra-prima.

Imagem cedida por Shuttestock by Shootdiem

O Relógio Astronômico de Praga é uma obra genial do século XV, que apresenta um calendário e um relógio astronômico. O relógio é o terceiro relógio astronômico mais antigo do mundo e atualmente é o mais antigo ainda funcionando corretamente. Isso sim é qualidade.

O Rapto de Proserpina

Quando se trata de artistas, pintores e escultores famosos, todos conhecemos alguns nomes que deixaram sua marca inegável no mundo das artes, como da Vinci ou Michelangelo. Infelizmente, poucos leigos conhecem Gian Lorenzo Bernini.

Imagem cedida por Reddit by deleted user

Bernini é considerado o responsável pelo início do movimento de escultura barroca e é mais famoso por sua escultura, o Ratto di Prosperina (Rapto de Prosperina). Esta peça brilhante é uma estátua de mármore sólido que captura a realidade e o tom dos músculos humanos.

Elaboradas casinhas para pássaros otomanas

Há algo cativante e encantador nas casas para pássaros e em observar as pequenas e graciosas criaturas emplumadas que voam ao redor delas. A observação de pássaros é uma atividade pacífica e relaxante, que parece ter sido popular em todo o mundo há séculos.

Imagem cedida por ThisisColossal.com by Caner Cangül

Essas casas de pedra em miniatura, incrivelmente decorativas e estilizadas são, na verdade, casas de pássaros que decoraram muitos edifícios importantes ou luxuosos durante a era do Império Otomano. A genialidade do artesanato das esculturas realmente nos dá vontade de ter uma delas!

Esculturas de bisonte de 14.000 anos atrás

Já costumamos ficar bastante impressionados ao olhar para as estátuas e esculturas do período renascentista considerando as ferramentas menos avançadas da época. Porém, a habilidade e resiliência conseguem ser ainda mais impressionantes quando você vê esta escultura de bisão que tem 14.000 anos! Você leu esse número corretamente, amigo.

Imagem cedida por Reddit by Penguin619

Esta escultura milenar foi feita do próprio barro da caverna francesa Le Tuc j’adoube, onde foi encontrada. Acredita-se que a estátua tenha sido elaborada com nada além de pedras afiadas e os próprios dedos e unhas de seu criador.

Ponta de cristal da idade das cavernas

Vamos avançar alguns milhares de anos enquanto ainda mantemos as coisas na era AC, e temos esta ponta de flecha/lança de 5.000 anos encontrada na Espanha. Esta peça não é apenas incrivelmente bem preservada, mas também é feita inteiramente de cristal!

Imagem cedida por imgur by ThatWillBuffOut

A descoberta dessa ponta de cristal chocou a comunidade arqueológica, que ficou surpresa com a habilidade necessária para fazer tal artefato de cristais de rocha sólida. A ponta foi encontrada em uma tumba junto com 25 corpos.

O anel de Calígula

Falando em criações incrivelmente avançadas, temos um anel de 2.000 anos, ao mesmo tempo lindo e de revirar o estômago. O anel é atraente porque  uma peça quase toda feita de safira, um feito surpreendente para a época de sua elaboração.

Imagem cedida por Reddit by Figgyee

E revira o estômago pelo fato de que os arqueólogos acreditam que o anel pertenceu a um dos imperadores mais insanos, tirânicos e desprezíveis de Roma, Calígula. Este fato é baseado no retrato de uma mulher no anel, que se acredita ter sido a esposa de Calígula, Cesônia.

Antigos moinhos de vento iranianos

Quando pensamos em moinhos de vento, a maioria de nós provavelmente imagina algum tipo de torre alta, construída em estilo holandês com hélices retangulares que vimos em um filme ou livro de época. Essa imagem está muito longe desses antigos moinhos de vento iranianos.

Imagem cedida por Twitter by archeohistories

Feitos de madeira, palha e barro, acredita-se que esses moinhos de vento tenham mais de mil anos, alguns deles ainda funcionais. A partir desses moinhos de vento e de seus primos persas semelhantes, o conceito de moinhos de vento se espalhou pelo mundo.

Armadura de Hércules do Imperador Maximiliano

Suponha que você seja um aficionado por história, um amante de shows temáticos medievais ou aprecie uma obra de arte bem feita e decorativa. Nesse caso, você vai adorar esta bela armadura apelidada de armadura de Hércules do Sacro Imperador Romano Maximiliano II.

Imagem cedida por Reddit by MithrandirElessar

O Sacro Império Romano não era romano ou italiano, para quem não sabe. Em vez disso, era um império alemão. A armadura de Hércules é coberta de ícones religiosos e mitológicos que eleva o traje a uma verdadeira obra de arte.

Creme facial romano

É comun ouvir de gerações mais velhas, que eles não tinham, ou não precisavam de nenhum desses produtos sofisticados de beleza e cuidados da pele que muitos de nós, agora, não podemos viver sem. Imagine eles descobrindo que cremes faciais são invenções nada modernas!

Imagem cedida por Reddit by innuendoPL

Um dos cremes faciais mais antigos já encontrados é esta lata (sim lata), de Roma que tem mais de 2.000 anos! Acredita-se que o creme tenha sido feito de gorduras animais, amido e minerais. Você experimentaria a receita deles?

O terrível capacete samurai de polvo

Se você pensou que a armadura de Hércules do imperador Maximilliano era impressionante de se ver, espere até ver este capacete de samurai bizarro, fantástico e um pouco aterrorizante que é adornado com uma “crista” dourada em forma de polvo. Sim, esse capacete maluco realmente existe!

Imagem cedida por Reddit by PolarMolecule

O capacete tem cerca de 300 anos e atualmente é exibido em Florença, no Museu Stibbert da Itália. Acredita-se que o design Octopus represente Akkorokamui, uma divindade da mitologia japonesa antiga associada a poderes de cura. Também está associado à inconstância.

O mosaico de vidro de Zeugma

Às vezes você pensar em quantas coisas ainda estão esperando para serem descobertas? Um ótimo exemplo é este mosaico de vidro das musas gregas de 2.000 anos, escavado na antiga cidade de Zeugma, na Turquia moderna.

Imagem cedida por classicalwisdom.com

Acredita-se que o encantador mosaico tenha sido parte de uma vila romana rica, já que a cidade de Zeugma já foi grega antes de ser tomada pelos romanos e renomeada Commagene. Felizmente, o mosaico resistiu ao teste do tempo!

Cabanas de homens das cavernas feitas de ossos de mamute

Até agora, vimos homens das cavernas fazerem esculturas de argila e pontas de cristal para lanças ou flechas. Bem, a seguir, veremos como alguns deles fizeram suas casas, ou seja, cabanas feitas de ossos e peles de mamute.

Imagem cedida por thevintagenews.com by Ian Harvey

Os mamutes são uma espécie extinta de elefante e ancestral das espécies de elefantes vivas de hoje. A descoberta desta cabana de 25.000 anos, encontrada na Ucrânia, deu aos arqueólogos uma visão de como os antigos homens das cavernas viviam e o que eles provavelmente usavam como abrigo.

Pinturas rupestres da Era do gelo

Os primeiros trogloditas não eram apenas construtores criativos, mas também artistas surpreendentemente habilidosos. Esta criação de 8 milhas de comprimento foi encontrada nas profundezas das florestas da Amazônia. Arqueólogos teorizaram que a pintura remonta à Era do Gelo.

Imagem cedida por Reddit by OpenVeterinarian

A pintura, desenhada apenas com ocre, retrata não apenas a vida dos homens das cavernas do período, mas também das espécies de animais agora excitantes com as quais eles entraram em contato, além de muitos que ainda estão entre nós.

Uma tenda otomana do século XVII

As tendas são invenções úteis que permitem montar rapidamente um abrigo portátil que fornece alguma proteção contra os elementos. Como tal, as tendas têm sido uma característica comum ao longo de grande parte da história registrada. Algumas delas são mais encantadores do que outras.

Imagem cedida por myarmoury.com by Nils Anderssen

Esta tenda otomana decorativa do século XVII, feita de algodão, seda e cetim, foi provavelmente usada durante campanhas para abrigar bens e abrigar homens ou para eventos cerimoniais da nobreza. A barraca tem 8 metros de largura, 20 metros de comprimento e 6 metros de altura!

Tigela decorada com imagens de peixes

Esta incrível tigela, e habilmente pintada, foi criada na cidade iraniana de Kashan, entre os séculos 13 e 14. O uso habilidoso de cores e proporções permite que os peixes, “nadando” dentro do aquário, assumam uma qualidade semelhante a 3D.

Imagem cedida por  chron.com by Thomas R. DuBrock

A tigela e outras peças de arte semelhantes estão, atualmente, alojadas na Coleção Hossein Afshar, no Museu de Belas Artes de Houston. Não seria incrível se tigelas como essas fossem feitas com mais frequência? Eles realmente melhorariam aquele seu jogo de jantar reservado pras visitas.

Paleta de pigmentos do antigo Egito.

Os antigos egípcios, nunca superados quando se trata do mundo da decoração, estavam bem à frente de seu tempo com esses antecessores da paleta de tintas. Também é incrível como as amostras de cores estão bem preservadas.

Imagem cedida por Reddit by Vivilma

Esta paleta de pintura, com mais de 3000 anos, é feita de marfim. A pequena decoração no topo da paleta, que se acredita servir como uma espécie de data, indica qual faraó estava governando na época. O artefato está tão bem preservado, que alguém poderia fazer uma nova arte com ele!

Abuna Yemata Guh

Esta montanha gigante aparentemente solitária, que pode ser encontrada na Etiópia, atinge uma altura de mais de 2.600 metros! Mas o que é realmente maravilhoso nesse gigante de pedra é a igreja centenária chamada Abuna Yemata Guh, que fica dentro da montanha.

Imagem cedida por Reddit by ethio_boy

A igreja é dedicada a um dos Nove Santos, Abuna Yemata, e acredita-se que tenha cerca de 1.600 anos. A igreja tornou-se mundialmente famosa não apenas por causa de sua localização, mas pelas pinturas intrincadas e antigas que a cobrem.

Um anel egípcio antigo

Sabemos que este pode se parecer um pouco demais com um daqueles anéis que vinham de brinde em chiclete ou até mesmo apenas um anel de brinquedo bem barato. Mas não. Ele é um autêntico artefato egípcio antigo!

Imagem cedida por Reddit by SIRoA

Acredita-se que o anel tenha sido feito em 700 aC, com a faixa do anel feita de ouro, enquanto o gato foi cortado de pedras de cornalina, um favorito entre muitas culturas da região. Está em condições fantásticas!

As Muralhas de Cuzco no Peru

A cidade de Cuzco (não, não o adorável Kuzco do filme A nova onda do Imperador, mas a cidade inca, que provavelmente serviu de inspiração para o nome do personagem) era a capital do Império Inca e a atual capital do Peru.

Imagem cedida por Reddit by AStolenSweetroll

Mas o que vale a pena mencionar sobre Cuzco (ou Qusqu no original inca) é o fato de que suas paredes centenárias lhe renderam o status de Patrimônio Mundial da UNESCO, paredes que parecem tão novas quanto no dia em que foram montadas.

Um anel da era viking

Os arqueólogos estão sempre aparentemente encontrando mais e mais tesouros enterrados sob a terra, como este anel da era Viking, que foi encontrado em Birka Suécia (um importante assentamento comercial localizado na ilha de Björkö) enquanto um túmulo de 1000 anos era escavado.

Imagem cedida por livescience.com by Christer Åhlin (Swedish History Museum)

O anel é feito de prata de alta qualidade, com algumas teorias de que a pedra preciosa é uma forma de vidro colorido. Mas o que é realmente legal sobre o anel é que ele tem a inscrição em árabe “para Allah”, provando que os nórdicos eram viajantes habilidosos.

Um anel medieval de ouro e safira

Às vezes você não precisa de arqueólogos ou historiadores profissionais para revelar alguns dos tesouros escondidos do passado. Este anel de ouro e safira é um exemplo principal; foi encontrado por um caçador de tesouros amador que explorava a floresta de Sherwood, na Inglaterra.

Imagem cedida por bnps.co.uk by Mark Thompson

Profissionais dataram aproximadamente o anel do século XIV ou até mesmo antes. Mas quem poderia ter sido seu dono é desconhecido. O anel apresenta duas gravuras, uma possivelmente de Santa Brighid e a outra provavelmente Cristo quando criança.

Um amuleto inuit em forma de lontra

Encontrada dentro do círculo ártico, esta adorável estatueta feita de marfim sólido, retrata uma linda lontra marinha com as patas colocadas sobre o rosto. Especialistas acreditam que a pequena figura tem pelo menos 130 anos. Não é antigo, mas ainda vale a pena conferir.

Imagem cedida por stevenmichaancollection.com

Ninguém sabe realmente a que propósito a figura serviu. Alguns acreditam que pode ter servido como um amuleto da sorte durante as caçadas, pois isso era bastante comum entre alguns grupos de pessoas inuítes. Talvez tenha sido feito apenas para ficar bonito na roupa.

A bota feminina Cita de 2 mil anos

Às vezes parece impossível encontrar um bom par de botas que dure mais de 2 ou 3 anos. Se você está familiarizado com esse sentimento, essas botas de 2.000 anos, quase perfeitamente preservadas, certamente deixarão você com inveja!

Imagem cedida por Reddit by SnorriGrisomson

Descobertas no alto das montanhas de Altai, essas botas foram encontradas entre os restos de um cemitério cita, com os próprios sapatos que se acredita terem sido de propriedade de uma mulher. A incrível preservação é provavelmente devido à temperatura abaixo de zero.

As ilustrações da lua de Galileu

Um dos pensadores mais famosos, importantes e influentes da história, Galileu detém o título de pai da astronomia, do método científico, da ciência e física modernas e muito mais. O pensamento ousado do homem o colocou em problemas com a Inquisição Romana e o sacerdócio.

Imagem cedida por openculture.com

Uma das descobertas mais impactantes de Galileu foi seu argumento de que a lua não era, de fato, uma esfera perfeita, mas que estava coberta de montanhas e vales devido às luzes e sombras que se viam na lua.

A placa romana de “cuidado com o cão “

Às vezes, você pode esquecer a idade de algumas coisas, como os fiéis sinais de “cuidado com o cachorro” que vemos em casas e prédios. Quantos de vocês imaginariam que eles já eram usados na era romana?

Imagem cedida por Reddit by GaGator

O mosaico, que se acredita datar de 1-2 dC, foi descoberto pela primeira vez durante uma extração da antiga cidade em ruínas de Pompéia. O mosaico lê “cave canem” ou “cuidado com o cachorro” e foi colocado no que teria sido a entrada da frente.

A pequenina estátua da morte

A morte e o conceito de morte têm entretido e fascinado centenas de culturas por quase tanto tempo quanto a história humana. Normalmente, quando pensamos em uma personificação da morte, imaginamos a figura encapuzada e de foice do Ceifador.

Imagem cedida por  khm.at by Hans Leinberger 

E embora esta seja uma imaginação popular ocidental da Morte, não é a única. Um bom exemplo é esta pequena escultura feita na Alemanha do século 16, onde a Morte era comumente mostrada usando arcos, dardos e flechas, não a foice agora clássica.

Traje de luto

Quando se trata de roupas de luto, a etiqueta ocidental adequada exige roupas simples, discretas e pretas. E embora a cor tenha permanecido relativamente inalterada por muito tempo, elas nem sempre foram discretas, como a roupa de Magnus Brahe.

Imagem cedida por Reddit by eam2468

Magnus Brahe foi um conde sueco dos séculos XVIII e XIX e companheiro favorito do rei sueco Karl XIV Johan. Magnus usou esta roupa elegante ao estilo Zorro para o funeral de seu amigo Karl XIV em 1844 e diz-se que ainda está alojado no castelo Skokloster.

Mosaico romano de rato

O mundo antigo realmente sabia como fazer uns mosaicos fascinantes e incrivelmente atraentes, como o Piso Não Varrido do artista grego Heráclito. O mosaico, feito de mármore e vidro, fazia parte do refeitório de uma villa romana real.

Imagem cedida por Tumblr by placesandplaces

Enquanto o mosaico em si é soberbamente feito, o único elemento que sempre atrai mais atenção é o pequeno rato marrom que é visto mordiscando uma noz descartada. Incrível como eles conseguiram criar sombras e dimensões apenas com mármore!

Meias de 200 anos

Encontrar um bom par de meias pode ser um pesadelo, sem mencionar que não importa quão boas, caras ou extravagantes elas sejam, elas inevitavelmente serão rasgadas ao menor furo ou puxada de fio. Adeus a outro par de meias.

Imagem cedida por Reddit by PythiaPhemonoe

Com certeza não é o caso dessas incríveis meias femininas de 200 anos, que, além de parecerem tão fabulosas, certamente duraram o teste do tempo! Não se sabe muito sobre sua origem, mas eles podem ser encontrados no Museu FIDM.

Chand Baori

De volta à arquitetura antiga. Uma das criações mais impressionantes que você provavelmente verá é a escada Chand Baori, a maior e mais profunda escadaria da Índia. Certamente é uma maravilha arquitetônica com seus 13 níveis e 3.500 degraus.

Imagem cedida por Shutterstock by Daniel Doerfler

Chand Baori é novo e antigo, com seções e degraus inferiores que datam do século VIII, enquanto as seções mais altas e a área com colunas foram construídas em algum momento do século XVIII. O prédio servia para coletar água para quem morava em regiões mais áridas.

Uma escultura de serpente e crâneo

De todas as estátuas, esculturas e gavuras que vimos até agora, poucas podem igualar os detalhes extremos desta escultura de cobra e caveira do século XIX feita de marfim sólido com pedras preciosas de cornalina como os olhos da cobra. Essa escultura é linda!

Imagem cedida por Reddit by MunakataSennin

Esta obra de arte incrível e realista foi criada no Japão em 1860, durante o período Edo, por um artista desconhecido e para um patrono desconhecido. A escultura está atualmente em exibição na Galeria de Arte de Greater Vitória, Canadá.

Livros do século XVIII

Você nunca sabe exatamente o que pode encontrar em algumas lojas, especialmente brechós, bazares ou lojas de segunda mão. Às vezes você acaba com uma história semelhante a esse indivíduo anônimo que descobriu dois livros do século 18 em uma pilha na loja Goodwill onde trabalhava.

Imagem cedida por Pholder by DaTank84

Ambos os livros não estavam apenas bem preservados, considerando todas as coisas (provavelmente graças às suas capas de couro), mas também eram extremamente fascinantes. Uma era uma coleção de cartas de Plínio, o Jovem, e a outra, uma coleção de mitologia grega.

Balneário Romano – Hammam Essalihine

Os antigos romanos eram famosos por seu gosto pelo banho, como exemplificado pelas dezenas, senão centenas, de antigas casas de banho romanas e ruínas que pontilham a maioria das áreas que ocuparam. Um particularmente notável é a casa de banhos Hammam Essalihine.

Imagem cedida por Reddit by bigmeat

Localizada na moderna província argelina de Khenchela, a casa de banho Hamman Essalihine remonta a cerca de 60-90 dC. A casa de banhos sobreviveu a uma série de guerras e desastres naturais e ainda está em uso hoje. Acredita-se que tenha propriedades curativas.

A pegada de uma criança romana no barro

Mantendo as coisas romanas por enquanto; outra descoberta fascinante é esta pegada quase perfeitamente preservada de uma criança da Era Romana, impressa em um ladrilho de barro de 2.000 anos de idade. A descoberta foi feita na cidade francesa de Vaison-la-Romaine, formalmente Vasio Julia Vocontiorum em Latin.

Imagem cedida por Reddit by TheSanityInspector

Podemos apenas imaginar que travessuras a pequena criança poderia ter feito enquanto corria pela cidade velha, talvez parando brevemente para respirar, entre uma brincadeira e outra, enquanto deixava sua marca na pedra para encontrarmos séculos depois.

Moisés de Michelangelo

Poucas esculturas e artistas do passado são capazes de transmitir tanto maravilhamento, respeito e admiração quanto o trabalho de Michelangelo. Embora ele seja mais conhecido por sua estátua de Davi, muitas de suas outras peças merecem elogios iguais.

Imagem cedida por Shutterstock by NICOLA MESSANA PHOTOS

Um exemplo notável é sua estátua de Moisés, que é exibida na igreja de San Pietro in Vincoli, em Roma. A escultura por si só é impressionante, mas o que a torna tão incrível é a compreensão de Michelangelo da anatomia humana, mostrada em cada músculo.

Carroça de Carvalho Antiga

Até agora, vimos principalmente coisas feitas de pedra, marfim/osso ou outras substâncias mais resistentes que se preservaram em muitos desses tesouros antigos. Mas, não tantos feitos de madeira, que é sem dúvida menos resistente. Isto é, exceto por agora.

Imagem cedida por Reddit by Xaioomw9

Apresentamos uma carroça de madeira de mais de 4.000 anos que foi desenterrada na vila armênia do Lago Sevan. E esta, atualmente em exibição no Museu de História da Armênia, foi um de uma dúzia de outras carroças encontradas ao redor do local da escavação.

Uma faca-pistola-calendário

Às vezes,se você parar para se perguntar, acaba dando um aplauso à criatividade dos inventores do passado, neste caso, quem decidiu não apenas fazer uma pistola, mas também uma faca, ao mesmo tempo em que transformou a lâmina em um calendário.

Imagem cedida por Tumblr by Bantarleton

Infelizmente, não se sabe muito sobre o gênio enlouquecido que inventou essa arma estranha ou se ela já foi usada em uma pessoa. Mas se você quiser ver por si mesmo, atualmente está alojado no Castelo de Praga.

Canhão indiano em forma de tigre

Não é para superar o louco que criou a faca três em um, mas temos esses maravilhosos canhões indianos do século 18 que foram feitos à semelhança de tigres, o que, definitivamente torna ficar diante deles algo intimidante.

Imagem cedida por drewj1485.wordpress.com

Acredita-se que os canhões tenham sido feitos para o sultão Tipu, que era o governante do Reino de Mysore e conhecido como o Tigre de Mysore. Infelizmente, os canhões nunca foram concluídos por algum motivo e não estão operacionais.

O cordão da tuma de Tutancâmon

O lendário e infame faraó egípcio, Tutancâmon, conhecido mundialmente como Rei Tut, tem sido a fonte de grande parte da conversa em torno de maldições ligadas a perturbadores cemitérios egípcios. Seu próprio túmulo é quase certamente o mais lendário.

Imagem cedida por Reddit bu MrFlow

Diz-se que o sarcófago de Tutancâmon foi enterrado dentro de uma série de cinco salas ou santuários, como são chamados. Diz-se que este cordão guardava a porta do segundo santuário e continha a descrição da agora famosa maldição.

Um globo no ovo de avestruz

Esta peça fascinante é um globo comum. Estou brincando! É uma representação do globo do mundo como era conhecido por explorações do século XVI talhado em um ovo de avestruz! Embora sua idade exata seja desconhecida, muitos historiadores acreditam que poderia ser o mapa mais antigo do “Novo Mundo”.

Imagem cedida por thehistoryblog.com

Ninguém sabe ao certo quem possuía ou quem foi o autor deste tesouro requintado, o que achamos uma vergonha. Dito isto, é provável que o ovo possa ter sido feito para uma família italiana rica, já que a prática era predominante entre eles.

O antigo templo egípcio de Hathor

Temos o complexo de Templos de Dendera, ou, para ser mais específico, o antigo templo de Hathor, localizado na cidade egípcia de Dendera. O templo foi dedicado à deusa do céu Hathor, a esposa ou mãe do deus governante Ra.

Imagem cedida por meretsegerbooks.com

Fora isso, vale a pena mencionar, devido aos incríveis desenhos, esculturas e trabalho em pedras que decoram o interior do templo. Não é surpresa que este templo de 2.000 anos seja considerado um dos mais bonitos de todo o Egito.

Uma arma escondida dentro de uma bíblia

Todos sabemos ou pelo menos ouvimos falar que a política é um jogo perigoso. E a política da Igreja primitiva da idade média não era menos perigosa, quando padres e papas lutavam pelo poder. Talvez seja por isso que esta bíblia com esconderijo para arma foi feita.

Imagem cedida por  Vintagenewsdaily.com by Vintage Everyday

Bem, talvez não. Acredita-se que esta arma escondida tenha pertencido ao Doge de Veneza do século XVII, Francesco Morosini. Alguns historiadores acreditam que foi feita para servir como arma camuflada durante o envolvimento do Doge na Grande Guerra Turca.